RESUMO
Há ainda um longo caminho até que a Inteligência Humana consiga manobrar de forma eficaz os instrumentos de navegação da Inteligência Artificial na busca criteriosa dos verdadeiros tesouros que se escondem nos mares de dados, que não param de crescer em nuvens que sabemos que existem mas que ninguém vê. É verdade que a IA é suficientemente poderosa para nos conseguir mostrar algumas pontas de icebergs mesmo que a utilizemos “às cegas”, como é o caso, por exemplo, dos principais perfis de clientes ou dos principais tópicos abordados num repositório documental, mas a verdadeira arte está em fazer com que ela nos revele padrões que nos ajudem a tomar as boas decisões, na nossa área de trabalho e para o nosso futuro enquanto sociedade. Foi no oceano Educação que fiz as primeiras incursões com instrumentos de IA e é dele que vos revelarei os meus achados.
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Luísa Canto e Castro Loura, Docente e investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Diretora da Pordata-FFMS
É Professora Associada do Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, instituição onde se licenciou em Matemática Aplicada, Ramo de Estatística e Computação (1982) e onde se doutorou em Estatística e Computação (1992). Esteve em comissão de serviço na Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência onde assumiu as funções de dirigente máxima entre 2011 e 2019 e é atualmente diretora da Pordata, diretório de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Enquanto docente e investigadora da Universidade de Lisboa, foi membro da direção da Sociedade Portuguesa de Estatística e fez parte da sua Comissão Especializada de Ensino. Coordenou e lecionou diversas disciplinas da área das probabilidades, estatística e processos estocásticos dos cursos de licenciatura e mestrado da FCUL. Foi coordenadora do Mestrado em Bioestatística e da Licenciatura em Estatística Aplicada e foi autora ou coautora de cerca de 60 artigos e publicações, designadamente nas áreas da teoria de valores extremos, dos modelos estatísticos em genética, dos modelos de séries temporais e do ensino da estatística para os níveis básico e secundário. Supervisionou o trabalho de investigação de treze alunos de mestrado e de seis alunos de doutoramento.