Matemática Industrial em Portugal e na Europa: colaborações, iniciativas, carreiras e outras oportunidades

RESUMO
O potencial da Matemática Industrial é imenso e a capacidade da Matemática para resolver problemas da indústria é reconhecida mundialmente. Os exemplos de sucesso resultantes da transferência de tecnologia matemática para o contexto industrial são muitos e as vantagens que as Instituições Académicas e a Comunidade Matemática podem retirar da parceria com a Indústria oferecem oportunidades únicas ao nível da procura de carreiras profissionais por parte dos estudantes, da colaboração entre investigadores e quadros das empresas, e da projecção da Matemática na Sociedade. Nesta palestra, apresentaremos o panorama da Matemática Industrial em Portugal e na Europa, com destaque para a missão e as actividades da Rede Portuguesa de Matemática para a Indústria e Inovação (PT-MATHS-IN), da European Service Network of Mathematics for Industry and Innovation (EU-MATHS-IN) e do European Consortium for Mathematics in Industry (ECMI).
Link para Webinar
Clique aqui
ORADOR(ES)
speaker
Ana Jacinta Soares,
Professora Associada no Departamento de Matemática da Universidade do Minho e membro do grupo de Análise e Aplicações do Centro de Matemática da Universidade do Minho. Fez o seu percurso académico na Universidade de Coimbra, onde se doutorou em Matemática, em 1997. A sua área de investigação centra-se na teoria cinética de misturas reactivas, análise de PDE’s, limites hidrodinâmicos e modelação em Biomatemática e em Ecologia. Colabora com engenheiros e físicos em projectos multidisciplinares e integra dois projectos de colaboração com a indústria. Actualmente é Presidente da Rede Portuguesa de Matemática para a Indústria e Inovação (PT-MATHS-IN) e é também membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Matemática.
speaker
Adérito Araújo,
Professor Associado no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e membro do grupo de Análise Numérica e Optimização do Centro de Matemática Universidade de Coimbra. Ao longo da sua carreira, tem exercido cargos diretivos em várias associações científicas nacionais e internacionais, dos quais destaca a presidência do European Consortium for Mathematics in Industry (ECMI) de Janeiro de 2018 a Dezembro de 2020. Os interesses científicos incluem o desenvolvimento de modelos matemáticos e numéricos em aplicações biomédicas. Mantém colaboração ativa com engenheiros, médicos, físicos e químicos em múltiplos projetos de cariz interdisciplinar. Atualmente é membro da direção da Rede Portuguesa de Matemática para a Indústria e Inovação (PT-MATHS-IN) e da direção executiva do ECMI e da EU-MATHS-IN (European Service Network of Mathematics for Industry and Innovation).